Mapear o mercado: como fazer isso da maneira correta?
Como posso mapear o mercado para descobrir os clientes ideais para o meu negócio online? Ao analisar mais profundamente um mercado menor dentro de um grande mercado competitivo, você notará que há muito menos concorrência e, portanto, que há ótimas oportunidades.
Assim sendo, se você quer descobrir como mapear o mercado para encontrar o público-alvo certo para o seu negócio online, então, confira o nosso artigo de hoje!
Como podemos mapear o mercado para descobrir quais clientes estão comprando mais?
Para facilitar as coisas para si mesmo, é aconselhável procurar um nicho sobre o qual você possa escrever facilmente. Por exemplo, se você tem um hobby interessante ou é especializado em algo, esta é uma excelente oportunidade para começar.
Neste sentido, ao definir o seu nicho de mercado, basta você seguir algumas dicas para poder mapear o mercado para o seu negócio online:
Dica 1: Pegue seu smartphone
Pegue seu smartphone e tire 5 fotos da área em que você está atualmente. (Se você estiver em uma sala vazia, encontre outro local). Se você tirou essas 5 fotos, analisará tudo o que pode ser visto e verá se pode encontrar um nicho nisso.
Essa dica parece estranha, mas, se você fizer o teste, verá que surgem insights muito interessantes com este exercício!
Dica 2: Você deve tornar seu marketing mais direcionado.
Quanto mais precisamente você souber o que faz e para quem faz, mais preciso e direcionado pode formular suas mensagens de marketing. E isso é fundamental para quem quer mapear o mercado!
Neste sentido, após realizar este mapeamento, você poderá anunciar especificamente em sites, blogs, páginas do Facebook ou em aplicativos de uma comunidade muito específica.
Além disso, você também poderá combinar melhor o tom da sua mensagem com seus potenciais clientes. Assim, você pode se comunicar mais especificamente nas mídias sociais, como o Twitter e nos grupos de discussão do LinkedIn.
Dica 3: Use os Alertas e tendências do Google
Use os serviços do Google, como Alertas do Google e Google Trends, para mapear o mercado. Com esses serviços, você pode indicar facilmente que deseja receber notificações quando houver notícias em um determinado mercado.
Por exemplo, se houver uma nova tendência de produto dentro do seu mercado, você poderá responder rapidamente a isso pesquisando essa tendência.
Dica 4: O Google irá ajudá-lo.
Conforme mencionamos na dica anterior, o Google ajuda tremendamente no processo para se mapear o mercado, sendo que, com isso, é possível pesquisar problemas específicos e produtos especiais para o seu público-alvo.
Deste modo, se você garantir que seu marketing de palavras-chave (SEO) esteja em ordem, as pessoas baterão à sua porta. O melhor é que o Google também recompensa esta sua especialização, colocando seu site mais alto no ranking.
Portanto, se você usa termos de pesquisa específicos, tem menos concorrência do que com termos de pesquisa gerais. Não poderia ser mais simples.
Dica 5: Treine-se
Treine-se para encontrar novos nichos todos os dias. Este é realmente o método mais fácil e rápido para quem quer mapear o mercado. Portanto, é importante manter os ouvidos e os olhos abertos e treinar-se para saber como mapear o mercado.
Neste sentido, encontrar um bom nicho de mercado é importante, mas a elaboração do conceito é realmente ainda mais importante no processo para mapear o mercado.
Dica 6: Você deve se destacar.
Por fim, defina o menor nicho possível para o seu negócio online. Quanto menor o seu nicho, mais claramente você poderá comercializar seu produto ou serviço.
Assim sendo, quando você fala com todo mundo, você não fala com ninguém. Portanto, se você escolher um nicho de mercado, você será escolhido mais cedo.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como mapear o mercado, então, continue em nosso site e confira muito mais!