COMO COMEÇAR DO ZERO NO MARKETING DIGITAL?
Com a onda de negócios virtuais, o aparecimento de infoprodutos, lojas em redes sociais e outras demandas do mercado, ficou cada vez mais importante ter conhecimento sobre estratégias e ações de marketing para alavancar seu negócio.
O marketing digital já vem crescendo a muito tempo, e ela vem se tornando cada vez mais uma ferramenta poderosa para aqueles que desejam entrar no mercado.
Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, independentemente do nicho que você se encontra, ter as ferramentas corretas e saber aplicá-las em sua realidade é essencial.
Por esse motivo tratarei aqui algumas dicas para você conseguir montar sua estratégia de marketing digital do zero e conseguir alavancar os resultados do seu negócio.
SEJA ESTRATÉGICO
Muitas vezes pecamos muito em querer fazer as coisas nas pressas, executar nossas ideias e isso realmente é muito bom, porém quando se trata de um negócio e de mercado temos que ter em mente que não é qualquer ideia que vai se tornar um sucesso, é necessário ter estratégia.
E é isso que não pode faltar quando você for trabalhar com marketing digital, marketing é sinônimo de estratégia e não há como um andar separado do outro, então lembre-se disso, não existe execução de marketing sem planejamento.
Para que qualquer ação de marketing digital funcione, seja ela realizada por um profissional antigo no mercado ou novato, é preciso que haja um processo de brainstorm, de desenvolvimento da ideia, depois de concretizada é hora de criar processos, formas de mensurar e resultados esperados para poder começar a executá-la.
PERSONAS
E como falei de estratégia, não há como começar uma estratégia sem saber com quem você quer se comunicar. E é por isso que você deve encontrar quem são as personas do seu negócio, o modelo de cliente ideal para o seu produto.
Para isso, você precisará fazer uma análise de todos os seus clientes e observar os padrões, quais características eles têm em comum, qual a motivação deles para obter o seu produto e realizar ações em cima dessas informações.
Para aqueles que ainda não tiverem nenhuma transação ou não tem clientes, uma opção é analisar o mercado para o seu nicho, quais os clientes que fecham com as empresas no seu ramo? O que motiva eles? Qual melhor canal de acesso?
Com essas informações você terá uma base para começar a trabalhar e depois otimizar as suas personas.
CANAIS
E como acabei de falar, canais, quais canais você deve usar alcançar seus objetivos no marketing digital, ou seja, alcançar suas personas.
Hoje é muito comum termos Instagram, Facebook, LinkedIn e Blog como principais canais para entregar a sua mensagem, o seu conteúdo ao seu cliente em potencial, basta você analisar qual dessas plataformas ele se encontra, e se tiver em mais de uma, quais estímulos utilizar para alcançá-lo. E é importante frisar também que, em todos esses canais são utilizados muitas vezes anúncios para potencializar o alcance e os resultados de suas ações.
FERRAMENTAS
Para fechar, é importante resaltar um tópico, o tópico de ferramentas.
Sabemos que a principal característica do marketing é estratégia, e muitas atividades acabam sendo operacionais e repetitivas, e não é isso que você quer para o seu negócio.
Por isso, é ideal que você busque sempre utilizar ferramentas de automação para atividades repetitivas e operacionais. E para questão de acompanhamento de atividades é ideal que utilize alguma plataforma de gestão online em tempo real, facilitando seu trabalho de acompanhamento e análise.
CONCLUSÃO
Trabalhar com marketing é essencial, e ficou óbvio que começar o marketing digital da sua empresa do zero não é coisa de outro mundo. Observe tudo que listei aqui, compare com a realidade do seu negócio e comece a trabalhar agora com marketing, seja competitivo e ativo no mercado digital, não deixe para depois e se reinvente.